Depois de Recife e Campina Grande, moradores de João Pessoa recebrão seguro habitacional nesta quinta

0

Quase 20 anos depois de precisarem abandonar o sonho da casa própria porque o prédio onde moravam em Olinda (PE) corria risco de desabar, três famílias receberam os primeiros “cheques-esperança” de R$ 120 mil das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso aconteceu no início deste mês de julho, em Recife. Na semana passada foi a vez de moradores de Campina Grande receberem seus cheques, desta feita entregues pelo advogado Hilton Souto Maior, que está à frente da causa aqui na Paraíba. E amanhã, quinta-feira, será a vez dos moradores dos bairros de Mangabeira, Valentona e Geisel, todos em João Pessoa. O evento da entrega dos valores acontece em Mangabeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“É uma sensação maravilhosa ver a alegria destas famílias. Me emocionei em Campina Grande na semana passada. Fiquei feliz com a felicidade delas”, comentou o advogado Hilton Souto Maior.

A entrega ocorre menos de um mês após a assinatura, em Brasília, do acordo que possibilitou a solução dos problemas dos prédios-caixão na Região Metropolitana do Recife, celebrado entre a Advocacia-Geral da União (AGU), Caixa Econômica Federal (CEF), Estado de Pernambuco, Confederação Nacional das Seguradoras, Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e Ministério Público Federal (MPF).

Só em Pernambuco, o acordo alcançará cerca de 13 mil famílias proprietárias ou ocupantes de apartamentos em 431 prédios interditados e com risco iminente de desabamento na região metropolitana do Recife (PE). O governo federal investirá R$ 1,7 bilhão em ressarcimento a proprietários, que serão incluídos com prioridade no programa Minha Casa Minha Vida e poderão também ingressar no programa estadual de acesso à financiamento de moradia.

Na Paraíba, segundo Hilton Souto Maior serão mais de 20 mil famílias beneficiadas.

Na solenidade em Recife, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, pediu um minuto de silêncio pelas dezenas de pessoas mortas nos desabamentos desses prédios nos últimos 30 anos. O presidente Lula afirmou que “a entrega do cheque é uma demonstração simples de que, quando o Estado está preocupado em ajudar a resolver um problema das pessoas, não existe problema que não seja resolvido”.

Já o presidente Lula fez coro com o presidente da Caixa. “Essa combinação perfeita entre a Advocacia-Geral da União, a Caixa, a governadora do Estado, as empresas seguradoras, o Ministério Público e a Justiça demonstra que o povo não precisava ter esperado tanto tempo por uma solução”, destacou Lula.

PL em Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para o PL 5464/23, que altera a Lei nº 12.409/2011 para dispor sobre as normas que regulam o Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação (SH/SFH). A proposta determina à Caixa Econômica Federal assumir ações sobre seguro obrigatório de financiamentos imobiliários no âmbito do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.