Projeto da FLIC leva escritores campinenses para 2 mil alunos da rede pública

0

A Feira Literária de Campina Grande (FLIC) anunciou mais um projeto de incentivo à formação de leitores junto aos alunos da rede pública de ensino. De agosto a novembro, 17 escolas de Campina Grande e o IFPB vão receber o projeto Leitura Viva 2024, que tem a proposta de trabalhar, em sala de aula, a produção literária de escritores campinenses. Para 2024, já são 1962 estudantes envolvidos.

Stellio Mendes, idealizador da FLIC, explica que o projeto Leitura Viva traz contribuições diretas para ampliar o acesso de alunos a autores de Campina Grande e que este ano o projeto ganhou um reforço com a aquisição de mais de 1.100 exemplares que serão disponibilizados para alunos e professores.

“São mais de 150 títulos, entre livros e cordéis. Esta aquisição é resultado de uma ação do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, que nos permitiu a compra dos livros, além de ampliar o contato e o conhecimento dos estudantes sobre a produção literária de escritores paraibanos”, comentou.

Além dos alunos, os professores são beneficiados com a publicação na revista Leia Escola de artigos com o relato da experiência com o projeto. “Nossa proposta é unir professores e alunos nessa missão de conhecer a produção literária paraibana e formar novos leitores”, complementa Stellio Mendes.

A primeira edição do Leitura Viva aconteceu em 2019 e até o ano passado já mobilizou 4316 estudantes e 112 professores em 42 escolas de Campina Grande.

Sobre a FLIC

A sétima edição da Feira Literária de Campina Grande de 11 a 17 de novembro. Este ano, a FLIC terá Itamar Vieira Júnior e Raphael Montes já confirmados na programação, além de nomes como de Francisco Azevedo (Rio de Janeiro), Bráulio Tavares (Campina Grande), Leonardo Pinto (Fortaleza/São Paulo), Dani Russo (São Paulo) e ⁠Ana Daviana (Pilõezinhos).
Em 2023, cerca de 5 mil pessoas participaram das atividades da FLIC. Ao longo do ano, a Feira promove uma série de projetos literários que movimentam a cidade de Campina Grande, envolvendo estudantes, professores e a formação de novos leitores.
A FLIC é realizada através da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura, além do patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.