Uma noite de louvores, orações e reflexões. Assim foi a Festa das Neves nesta terça-feira (30), com a apresentação do cantor Elson Júnior, que atraiu muitos fiéis para o Parque Solon de Lucena. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o evento terá, nesta quarta-feira (31), shows do cantor Felupe, do grupo Os Neiffs e de Aldair Playboy. A programação segue até o domingo (4).
“A cada noite, nós estamos confirmando o acerto desse modelo da Festa das Neves que temos combinado e dialogado com a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e com a Arquidiocese. A Festa das Neves é uma festa de perfil popular, de matriz religiosa, e nós envolvemos essa tradição em um manto ligado às culturas populares, às apresentações artísticas musicais atualizadas de João Pessoa e do Brasil”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele lembrou que foi construído um processo de interação entre diversas culturas, boi de reis, folguedos populares, literatura de cordel, músicos como Os Neiffs, Wanessa Santos, Caronas do Opala, Roberta Miranda, com estilos variados, mas com a perspectiva de atração de um público muito bom.
“Esse é o sucesso da Festa das Neves, garantindo a diversidade das culturas, democratizando o acesso das pessoas a diversos estilos de arte. É um sucesso a festa e nós estamos muito contentes por essas conquistas que realizamos nos últimos três anos em torno do conceito da Festa das Neves que implantamos”, acrescentou o diretor.
Para o cantor Elson Júnior, a noite foi só de comemoração. “Esse é um dos primeiros shows que fazemos com o Ministério Unidos pela Fé aqui em João Pessoa. Já realizamos há dez anos essa missão de evangelizar através da música em vários lugares, várias cidades da Paraíba e também em outros estados, mas é a primeira vez na Festa das Neves. Para mim, está sendo uma experiência maravilhosa poder estar na festa de Nossa Senhora e poder celebrar na Capital paraibana esse dia tão especial para todos nós”, afirmou o cantor Elson Júnior.
Durante sua apresentação, o cantor apresentou um repertório com canções conhecidas do público, que cantou junto com ele. Elson Júnior levou uma convidada especial, a cantora Mércia Mousinho, que já gravou com ele. O show contou também com momentos de agradecimento a Deus e de orações.
Público – Além do público de João Pessoa, a Festa das Neves atraiu pessoas de outros municípios. A dona de casa Maria do Céu de Souza Silva é da cidade de Pilar e veio até João Pessoa, com um grupo de amigas, especialmente para curtir o show de Elson Júnior. “Eu sou católica e muito fã de Elson Júnior. Estava ansiosa para chegar esse dia. Estar aqui bem pertinho dele é uma bênção”, afirmou.
Também de Pilar, a funcionária pública Mary Trajano contou que, ao saber que haveria show do cantor Elson Júnior na Festa de Neves, já se preparou para vir à Capital. “Sou uma grande fã dele e não poderia deixar de vir. Que Deus o abençoe. É sempre um belíssimo show. A festa também está muito bonita, com muita coisa para se ver. Esta muito boa”, avaliou.
A professora Lenilde Gusmão foi uma das primeiras a chegar pertinho do palco para ver de perto o cantor. “Conheci Elson Júnior há dois anos e o amor vai até quando Deus quiser. Hoje é uma excelente oportunidade de estar junto e prestigiá-lo. Eu estarei presente em qualquer lugar onde ele for se apresentar”, comentou.
“Sou muito fã de Elson Júnior e vim prestigiar o show dele. Fiquei muito feliz quando soube que iria acontecer essa apresentação e a expectativa nesses dias foi grande. Achei maravilhosa a programação religiosa da Festa das Neves aqui na Lagoa”, observou a dona de casa Fabiana Cassiano.
Comerciantes – Para quem vai à Festa das Neves, é grande a variedade de lanches, espetinhos e bebidas. E para quem trabalha, é uma excelente oportunidade de ter uma renda extra. Gardênia Viegas de Brito comercializa lanches diversos e observou que o volume de vendas depende da atração.
“Quando a banda é boa, isso aqui enche de gente e, no final de semana, o movimento é maior. As vendas estão boas e a expectativa é que melhorem ainda mais nos próximos dias”, pontuou.
Para Joseane Izidro, que comercializa caipirosca no evento, só há motivos para comemorar. “O movimento está bom. Vendemos bem esses dias e estamos esperando, até o final da festa, vender mais ainda. As próximas noites devem ser bem movimentadas e isso aqui vai bombar”, observou.
A avaliação da comerciante é positiva não só sobre as vendas, mas em relação ao evento como um todo. “Aqui na Lagoa a Festa das Neves ficou maravilhosa, ampla, espaçosa, as pessoas têm onde circular. A organização está ótima, o policiamento maravilhoso. É uma festa na paz”, avaliou.
Além dos shows, a Festa das Neves envolve o comércio de alimentos, bebidas e a tradicional maçã do amor, além da estrutura de parques e a Monga no entorno da Lagoa.
Segurança e Saúde – A Polícia Militar atua, a cada noite, com um efetivo médio de 150 policiais a pé e motorizados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também mantém duas equipes, uma ambulância de suporte avançado, uma ambulância básica, mais as motolâncias de apoio.
Integração – O trabalho é uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS) e Samu, Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública Municipal (Semusb) com a Guarda Municipal, Mobilidade Urbana (Semob), Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros.
Confira a programação:
Palco Lagoa (a partir das 19h)
31/07 – Felupe/ Os Neiffs / Aldair Playboy
01/08 – Padre Nilson Nunes
02/08 – Duquinha / Walkyria Santos
03/08 – Gera Almeida / Babado Novo
04/08 – Caronas do Opala / Roberta Miranda
Palco Cultura Popular (a partir das 17h)
02/08 – Grupo Raízes Parahyba / Capoeira Angola Palmares
03/08 – Boi de Reis Estrela do Norte / Barca Santa Marina
04/08 – Vó Mera e suas Netinhas / Babau Joaquim Guedes do Mestre Vavau
Praça da Independência (a partir das 16h)
05/08 – Desfile dos carros antigos
Durante todo o período do evento
• Tenda do Cordel
• Exposições artísticas:
– Casa da Pólvora – Coletânea de artistas locais com a curadoria de Augusto Moraes, aberta à visitação diariamente até 26 de agosto, das 9h às 17h.
– Hotel Globo – ‘Por Tuas Ruas’, do artista plástico Davi Queiroz, que pode ser vista todos os dias, das 8h às 17h, até 12 de agosto.