Cícero autoriza reconstrução da Escola Apolônio Sales e reafirma compromisso de seguir promovendo avanços na Educação
No início da atual gestão municipal, em 2021, a rede de ensino contava com 45 unidades escolares com obras paralisadas – comprometendo o ensino de milhares de alunos. Desde então, a Prefeitura de João Pessoa vem num trabalho árduo não só para recuperar prédios, estruturas danificadas, mas colocando um novo modelo de escola, incorporando tecnologia, ambientes confortáveis e inclusivos. Nesta terça-feira (20), o prefeito Cícero Lucena autorizou a reconstrução da Escola Apolônio Sales, no bairro de Cruz das Armas, e reafirmou o compromisso de seguir promovendo avanços na Educação da Capital.
“Essa é a escola de hoje que está cuidando do futuro da cidade de João Pessoa e, agora, mais uma reconstrução que estamos dando ordem de serviço. Uma unidade que há 20 anos havia sido reformada na minha gestão passada, quando também estava como prefeito. Então, é só agradecer a Deus essa oportunidade que ele está me dando e a alegria de estar cuidando da cidade com muito carinho e muito amor. Vamos seguir, incansavelmente, esse trabalho até recuperar todas as unidades de ensino da cidade e dar um padrão melhor”, projetou Cícero Lucena.
Nesse trabalho de reconstrução, 38 unidades já foram entregues na Capital, com inovações como a sala Google, espaços Make, materiais Lego e uma pedagogia que prepara os alunos de uma forma muito mais desafiadora. Programas como o de robótica, Code – de programadores digitais – Procon vai às Aulas – com noções de empreendedorismo para os alunos do 9° ano, além de esporte e cultura. Nessa área, o Campeões do Amanhã, Olimpíadas Escolares, Balé Bolshoi, Festival de Música e Dança dão oportunidades para os alunos se destacarem fora do ambiente da sala de aula.
A secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, disse que o ensino da Capital vive um novo momento, projetando mais avanços. Ela lembrou que as obras dão o mesmo padrão, levando toda a melhoria. “Uma reconstrução para a unidade onde a gente vê a necessidade – sem limitar valores, porque a gente investe o que é necessário em cada escola”, explicou.
“A gente vê diretora, os alunos, todos felizes, porque nunca viram isso antes. Então é a unidade de número 102 que a gente autorizou hoje e já devolvemos à comunidade 38 escolas, além das 14 novas que estão sendo construídas do zero, na parceria com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação”, concluiu.
A Escola Apolônio Sales, em Cruz das Armas, atende 497 alunos, da Educação Infantil até Fundamental II. A gestora da unidade, Maria Elisabete Sales, comemorou a autorização para o início das obras. “Faz anos que esperamos por esta reforma. Essa escola foi reformada e ampliada na primeira gestão de Cícero Lucena, mas de lá para cá não foi feito nada. E nós estamos precisando. A comunidade escolar está me cobrando. Sempre aqui na Educação, cobramos os gestores, mas nunca conseguimos nada, e hoje o prefeito Cícero Lucena assinou a ordem de serviço”, enfatizou.