A população de João Pessoa está comparecendo em massa ao chamamento deste Dia D de vacinação antirrábica animal de cães e gatos, que acontece neste sábado (31), das 9h às 17h em mais de 130 pontos espalhados por todos os bairros. Para esta campanha, o Ministério da Saúde enviou o quantitativo de 80 mil doses do imunizante para a Capital.
Para Rubem Lima, morador do Jardim Cidade Universitária e tutor de um cão, a vacina antirrábica animal é de extrema importância para manter a saúde do seu pet em dia. “Essa é uma iniciativa muito boa, pois vacinar os animais contra a raiva a cada ano e é de suma importância que todos tragam seus pets para tomar a dose, já que a saúde do animal também está diretamente ligada à saúde familiar”, destacou.
O morador dos Bancários, Daílson Lima, tutor das gatas ‘Pantera’ e ‘Tigresa’ revelou que a imunização antirrábica animal protege tanto os pets, quanto os seres humanos. “O controle da saúde do animal também está diretamente ligado ao controle da saúde dos seres humanos e para manter esse rigor com a saúde dos pets, temos de estar sempre atentos”, completou.
A diretora do Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa, Pollyana Dantas, afirmou que a conscientização da população é a melhor forma de trazer os tutores para imunizar seus animais. “Temos de conscientizar a todos que essa vacina antirrábica é anual, então todo ano é necessário o reforço no mesmo período que foi administrada a dose anterior, então pedimos para quem tem algum cão ou gato acima dos 90 dias de vida, que estejam saudáveis e que não tenham risco de estarem gestantes que tragam seus pets para vacinar, pois o imunizante não tem nenhuma contraindicação. Lembrando que o Dia D é hoje, mas a campanha segue até o final de setembro”, ressaltou.
Até às 17h, as equipes estão ofertando a vacina em mais de 130 pontos, com área de abrangência nos cinco Distritos Sanitários de João Pessoa. Além do Centrode Controle de Zoonoses, os imunizantes estão sendo disponibilizados em unidades de Saúde, policlínicas municipais, escolas, centros comunitários, associações de moradores, ginásios, pet shops, clínicas pet, entre outros locais, devidamente identificados como pontos de vacinação animal.
Para aqueles que não conseguirem levar seus pets para imunizar neste sábado, a vacina antirrábica animal é disponibilizada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no posto fixo instalado no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, Nº 100, nos Bancários.
Fotos: Kleide Teixeira