No mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, o candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), anunciou a ampliação da rede municipal de saúde mental na capital paraibana. Entre as ações prioritárias estão a implantação de psicólogos nas escolas, a abertura de um novo Centros de Atenção Psicossocial Infantil e a reestruturação dos Caps, que estão sucateados.
“Precisamos falar sobre saúde mental e a prioridade é garantir que a população de João Pessoa tenha acesso a serviços de qualidade, principalmente aqueles que mais precisam. Vou começar garantindo psicólogos nas escolas, como a lei determina, mas hoje não é cumprido. Assim nossas crianças e nossos jovens vão ter assistência desde cedo”, defendeu Ruy.
O atual sucateamento dos serviços municipais e o aumento na demanda de pacientes no período pós pandemia agravaram a situação na rede municipal, criticou o candidato.
“Vou garantir uma rede de cuidado com a saúde mental de verdade. Pra isso, vamos fazer uma intervenção urgente para acabar com o descaso e o abandono deixado pela atual gestão. Vamos abrir um novo Caps infantil, com atendimento especializado e pronto pra ajudar as famílias. Também vamos reestruturar e colocar pra funcionar os Caps, que atualmente não garantem nem atendimento e nem remédios para os pacientes. Sei como fazer e estou pronto pra fazer ainda mais”, garantiu Ruy.
A gravidade da situação vem sendo denunciada pela imprensa após o fechamento de serviços, demissões, estruturas precárias e perseguição aos funcionários e pacientes. Matérias do portal de notícias Brasil de Fato, citaram a interdição do CAPS AD III David Capistrano pela Defesa Civil, a falta de psiquiatra no (CAPS) Gutemberg Botelho, no bairro dos Estados, entre outras denúncias.