O candidato Ruy Carneiro (PODE) anunciou, nesta terça-feira (8), apoio a Marcelo Queiroga (PL) no segundo turno em João Pessoa. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa no bairro de Tambauzinho, com a presença de Queiroga, que assinou uma carta de compromisso, comprometendo-se a cumprir as principais propostas do deputado federal.
“Com o coração pleno de gratidão pelo apoio e pelos votos que recebemos do povo da nossa capital, não poderia me omitir. O claro envolvimento da atual administração com o crime organizado, conforme tem revelado as investigações da Polícia Federal, exige a união de forças em defesa da nossa cidade. Por isso, anuncio oficialmente o nosso apoio à candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga, junto com o seu vice, Sérgio Queiroz, à Prefeitura de João Pessoa”, comunicou Ruy.
O deputado federal estava acompanhado de sua candidata a vice-prefeita, Amanda CSI (MDB), que também declarou apoio a Queiroga.
“Em respeito aos nossos eleitores e apoiadores, informamos que não se trata apenas do nosso apoio à candidatura deles. Qualquer que fosse o candidato, de qualquer legenda, do PL ao PT, teria o nosso apoio, desde que assumisse os compromissos que defendemos aqui. Não devemos jamais permitir que João Pessoa continue a ter a Prefeitura dominada pelo crime organizado e pelo tráfico de drogas”, enfatizou Ruy Carneiro.
O deputado federal afirmou que o alinhamento aconteceu através de uma carta compromisso que prevê a inclusão de propostas de Ruy Carneiro no programa de governo da chapa, incluindo mudança no formato do sistema de ônibus, contratação de mais médicos, abertura das creches no período noturno e das escolas nos finais de semana, com atividades de cultura, esporte e lazer.
Ruy Carneiro obteve o terceiro maior número de votos no primeiro turno, com 69.712 votos, correspondentes a 16,71% dos votos válidos. O segundo turno está marcado para acontecer em 27 de outubro.
Primeiro turno em João Pessoa
No 1º turno, realizado neste domingo (6), Cícero Lucena conquistou 205.122 votos, ou 49,16% dos votos válidos (considerando todos os candidatos). Marcelo Queiroga obteve 90.840 votos, totalizando 21,77%. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A eleição em João Pessoa teve 457.121 votos totais, o que inclui 15.343 votos brancos, 3,36% dos votos totais, e 24.544 votos nulos, 5,37%.
A abstenção foi de 109.169 eleitores, 19,28% do total de aptos a votar nas eleições de 2024 na cidade.