Estudantes de João Pessoa representam o Brasil em competição na NASA
Três estudantes de João Pessoa, alunos do Colégio GGE, foram selecionados para representar o Brasil em uma das maiores competições globais de inovação e tecnologia no Johnson Space Center, da NASA, em Houston, nos Estados Unidos. O evento, que ocorre de 12 a 20 de outubro, reunirá jovens de diversas partes do mundo para desafios nas áreas de Robótica, Engenharia, Logística e Matemática.
Os representantes de João Pessoa são Amanda Coronel Diniz e Guilherme Araújo de Sá Renea, do Ensino Fundamental 2, e Theo Ribeiro Coutinho, do Ensino Médio. Além deles, outros estudantes das unidades do Colégio GGE em Caruaru-PE, Aldeia-PE, Parnamirim-PE, Recife-PE e Petrolina-PE também participarão. No total, 18 alunos dessa rede de ensino representarão o Brasil. Muitos desses estudantes já têm interesse em fazer graduação no exterior.
A viagem dos adolescentes à NASA é resultado da conquista no programa NASA Young Leaders, voltado para alunos do Ensino Fundamental II. O programa oferece uma experiência completa no cotidiano da agência espacial. Além de participarem das competições, os estudantes terão a chance de interagir com engenheiros, astronautas e outros profissionais do Johnson Space Center, tirando dúvidas sobre aspectos técnicos e o dia a dia de descobertas e inovações. No final da semana, as equipes vencedoras serão anunciadas e todos os participantes certificados pela experiência de treinamento no centro de treinamento da NASA.
Expectativa aumenta entre alunos e familiares
Theo Ribeiro Coutinho, de 16 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio, expressou sua empolgação: “É uma grande oportunidade que não aparece todo dia, me sinto realizado. Para mim, isso significa que posso expandir meus horizontes e entrar em contato pessoalmente com diferentes culturas, tanto dos outros ‘tripulantes’, quanto com a cultura americana. Pessoalmente, eu gosto muito de aprender as diversas formas que a humanidade tem de se expressar e também de aprender coisas que, para mim, eram complicadas, como por exemplo, a engenharia e foguetes da NASA”, destacou.
A expectativa é grande também entre as famílias. Ana Cláudia Diniz, mãe de Amanda Diniz, afirmou: “Estamos todos muito animados. Toda a família vai acompanhar Amanda no Texas, ela está eufórica com a oportunidade”.
Segundo Hermani Araújo, diretor do Colégio GGE de João Pessoa, a preparação dos estudantes se deu por meio do projeto “Hands-On” , que envolve robótica, cultura maker e práticas laboratoriais.
“Essa metodologia inovadora foi fundamental para que nossos alunos fossem selecionados. Eles têm uma vivência que irá fortalecer ainda mais o pensamento inovador e tecnológico”, destacou Araújo.
A viagem está marcada para a manhã do dia 11 de outubro. Os alunos farão uma escala em São Paulo, de onde seguirão para Houston.
Preparação para graduação no exterior
O Colégio GGE oferece, a partir do 9º ano, um programa específico para estudantes que pretendam cursar graduação no exterior. O Pré-Aconselhamento , para alunos do 9º ano e do 1º ano do Ensino Médio, trata de temas relacionados à escolha de universidades.
No 2º ano, os alunos têm o Test Prep , focado em exames como SAT, ACT, TOEFL e IELTS. Já no 3º ano, a Orientação Acadêmica acompanha individualmente cada aluno no processo de aplicação para universidades estrangeiras, considerando seu perfil, interesses e orçamento familiar.
O programa já preparou aulas para instituições em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França, Japão e Emirados Árabes.
Sobre o Colégio GGE
Com mais de 28 anos de atuação e seis mil alunos, o Colégio GGE está presente em Pernambuco e Paraíba, com unidades no Recife, Aldeia, Caruaru, Petrolina e João Pessoa. A instituição se destaca por sua metodologia inovadora, que inclui o exclusivo Sistema de Gestão Pedagógica V4, focado no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos em parceria com as famílias.