Em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro), a prefeitura municipal de Pedras de Fogo promove nesta terça-feira (19) uma Mesa Redonda para debater Escravidão, Liberdade e Consciência. O evento acontece no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC) a partir das 19h.
O secretário de Educação, Olimpiades Queiroz, destaca que o “Dia da Consciência Negra traz a importante reflexão a respeito de racismo, igualdade social, religião e inclusão do negro na sociedade”. “Será um momento para debater a história, os sistemas e a valorização da cultura afrodescendente. Este é um espaço de aprendizado e conscientização sobre as lutas e conquistas do povo negro”, disse o secretário.
O evento contará com a participação de diversos professores (mestres e doutores) especialistas na temática, a exemplo de Lauricéa Francisco (África, números do tráfico); Maria José Martins (África durante o Comércio Negreiro); Elma Nunes (Trabalhadores Livres e Escravos); Rosildo Henrique (Escravidão e Liberdade na Cidade de Itambé); Selma Rejane (Alforrias) e José Martho (Religiosidade).
Consciência Negra
A data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou em defesa da vida e da liberdade dos povos africanos que tentavam fugir da escravidão no Brasil. Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695. A escravidão só foi abolida em 1888.