Os deputados e servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) estão participando da 27ª Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que tem como sede a cidade do Rio de Janeiro. O evento está reunindo parlamentares estaduais de todo o Brasil para discutir propostas, apresentar problemas e soluções dos seus estados, participar de capacitações e palestras sobre os mais variados temas relevantes em escala estadual, nacional e mundial.
Além disso, a ALPB está concorrendo ao prêmio Unale, que este ano é na categoria Atendimento ao Cidadão, com o programa de combate à violência feminina “Rompa o Ciclo da Violência”, que visa incentivar as mulheres a dizerem “não” à violência e reconhecerem quando estão sendo vítimas de abusos, sejam eles físicos, psicológicos, patrimoniais ou sexuais.
“Eu acho muito importante esse diálogo, essa interação entre todos os deputados do Brasil, comandados e coordenados pela Unale, porque aqui a gente discute temas comuns, temas divergentes, e no final todo mundo aprende um pouco e todo mundo contribui com o seu aprendizado. Estamos juntos dando o nosso melhor para que possamos cada vez mais contribuir por uma Unale forte, por um Brasil melhor e mais justo para todos”, ressaltou o presidente da ALPB, Adriano Galdino.
O presidente também destacou a importância da premiação. “É a segunda vez que somos finalistas do prêmio. Mais do que um reconhecimento importante, isso mostra que a Casa tem caminhado da forma como deve ser, buscando tornar a Paraíba um lugar, realmente, mais justo e seguro para todos”, disse Galdino.
Este ano, a conferência tem como tema central “O Futuro da Educação no Brasil”, além de abordar questões como transparência no Poder Legislativo, modernização digital e transformações sociais no país.
“A Assembleia da Paraíba está de parabéns por trazer essa comitiva para este evento tão importante, que tem como foco debater a Educação. Estamos representando o nosso estado em um momento importante para enriquecer o conhecimento sobre o que acontece nas Assembleias Legislativas do país”, disse o deputado Chico Mendes.
A deputada Camila Toscano reforçou a expectativa positiva do evento. “Participar da conferência da Unale é sempre muito bom, pois a gente faz uma troca de experiências com os deputados do Brasil inteiro. É uma oportunidade de dialogar com o nosso Brasil. E nessa conferência, especialmente, a Paraíba está sendo muito bem representada com o nosso projeto ‘Rompa o Ciclo da Violência’. Nós estamos concorrendo e trazendo para o Brasil inteiro esse modelo de proteção às mulheres”, destacou a parlamentar.
Novo Modelo para as TVs legislativas
Também durante o evento o responsável técnico pela TV Assembleia, o engenheiro Josemar Cruz, fez uma palestra sobre o modelo a ser viabilizado nas TVs legislativas pela TV 3.0. A proposta foi muito bem aceita pelas assembleias e câmeras que estavam participando, incluindo a Câmara Federal e o Senado, que também fazem parte da Rede Legislativa.
O diretor de Comunicação da ALPB, Marcos Wéric, também destaca a importância do projeto. “A TV 3.0 é uma revolução e um orgulho da ALPB propor um modelo que pode ser seguido em todo o Brasil”, resumiu.
Sobre a Unale
A Conferência Nacional da Unale é reconhecida como um fórum de discussões que promove o fortalecimento da democracia e a qualificação do Poder Legislativo Estadual. O evento aborda temas importantes do contexto político, social e econômico, visando à elaboração de políticas públicas efetivas para a sociedade.
Nesta 27ª edição, além de tratar do futuro da educação, a Conferência promove debates sobre inovação legislativa, transparência e as transformações sociais no Brasil, oferecendo uma oportunidade única para os participantes se atualizarem e trocarem experiências que impactam diretamente o exercício parlamentar em suas regiões.
Agência ALPB