Fest Aruanda inicia 19ª edição com homenagem a Vladimir Carvalho

0

A 19ª edição do Fest Aruanda – é uma realização da Bolandeira Arte & Films com chancela da UFPB, patrocínio master do Grupo Energisa e Patrocinio da Cagepa e Itaú Cultural e Copatrocínio da PBGás e Armazem Paraíba. De 05 a 11 de dezembro na rede Cinépolis (Manaíra Shopping) com entrada franca ao público nos três turnos (manhã, tarde e noite).

A 19ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, foi aberta nesta quinta-feira (05/12) em João Pessoa, na Paraíba. O evento contou com a presença de autoridades, patrocinadores e artistas, que destacaram a importância do festival para o fortalecimento do audiovisual paraibano e brasileiro. Sala lotada com quase 500 pessoas.

Iniciou o evento com o lançamento literário “Luz, Câmera…Crítica! Arqueologia e Memória do Crítico Linduarte Noronha – Jornal A União, Anos 1950 – 1960”, organizado pelo Lúcio Vilar. Editora A União/EPC, 1ª. Edição (2024). Junto com o coquetel de abertura no foyer da área Vip do Cinépolis – Manaíra Shopping.

A solenidade de abertura oficial do 19º. Fest Aruanda foi realizada com a emocionante homenagem Póstuma ao Vladimir Carvalho que contou com a presença de Walter Carvalho, Dora Mourão (Diretora da Cinemateca Brasileira), atriz Zezita Mattos e Lúcio Vilar.

Levantou o público que aplaudiu Vladimir por vários minutos.

O governador da Paraíba, João Azevedo, reafirmou o compromisso com o audiovisual paraibano e os representantes das empresas patrocinadoras também discursaram e destacaram o apoio ao festival e o compromisso com a cultura paraibana: Rafael Carvalho (Itaú Cultural), Eduardo Chang (Cinépolis Brasil), Bernardina Freire (UFPB), Jãmarrí Nogueira (cerimonialista), Tatiana Ramos (Rede Paraíba de Comunicação), Márcio Zidan (Energisa) e Lúcio Vilar (realizador do Fest Aruanda).

A 19ª edição do Festival Aruanda exibiu em seguida o Curta de Abertura: A Bolandeira, de Vladimir Carvalho e o Longa-Metragem Malu, de Pedro Freire.

Hoje, dia 06, a nossa programação está recheada. Iniciou essa manhã com o debate com o diretor Pedro Freire e com a atriz Carol Duarte sobre o filme de abertura “Malu”.

Em seguida o Painel: Trajetória e legado do Cinema de Vladimir Carvalho em 64 história com a câmera apontada para o real. Com participação de Fernando Trevas (UFPB), Sílvio Osias (CBN-JP), Walter Carvalho (diretor de fotografia) e Zezita Mattos (atriz).

18h00

Mostra Sob o Céu Nordestino/Curtas

A Última Valsa, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet (Doc., 2024, 6 min., São Carlos/SP e São Paulo/SP)

Classificação Indicativa: 14 anos

Umbilina e Sua Grande Rival, de Marlom Meirelles (Fic., 2024, 15 min., Cabaceiras/PB)

Classificação Indicativa: 10 anos

Mostra Sob o Céu Nordestino/Longa

Lispectorante, de Renata Pinheiro (Fic., 2024, 93 min., PE)

Classificação Indicativa: 14 anos

21h30

Mostra Nacional/Curtas

Eu Fui Assistente de Eduardo Coutinho, de Allan Ribeiro (Doc., 2023, 17 min., RJ)

Classificação Indicativa: Livre

Jupiter, de Carlos Segundo (Fic., 2024, 16 min., Bordeaux/França e Uberlândia/MG)

Classificação Indicativa: Livre

Mostra Nacional/Longas

A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (Doc., 2024, 109 min., Boa Vista/RR e São Paulo/SP)

Classificação Indicativa: Livre

O Fest Aruanda segue até o dia 11 de dezembro, com uma programação que inclui mostras competitivas de curtas e longas-metragens (nacional e nordestino), mostras internacionais, retrospectivas, sessões Cine Aruandinha, Escola Pública, Caleidoscópio Universitário e Produção Independente.

Serviço:

19ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Data: De 05 a 11/12 de 2023

Informações: www.festaruanda.com.br e

instagram @festaruanda

Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.