Festival de repente promove confronto de gerações no Espaço Cultural

0

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba promove, nesta quarta-feira (11), a terceira edição do Festival Encontro de Gerações, que tem como objetivo mostrar o poder do improviso e da criatividade de violeiros jovens e também mais experientes. A ação ocorre no Teatro Paulo Pontes, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

No time dos veteranos, estão: Ivanildo Vilanova (PE), Antônio Lisboa (RN), Evaldo Severino (PB), Rogério Meneses (PB), Severino Feitosa (PE) e Maximino Bezerra (PE). Já na equipe da nova geração, estão: Evaldo Filho (PB), Jaciel Rufino (PE), Djair Olímpio (PE), Zé Albino (RN), Jairo Silva (PI) e Helânio Moreira (RN).

A apresentação do evento fica por conta do declamador e poeta Iponax Vila Nova, que lembra que “na primeira edição a nova geração ganhou a disputa. Ano passado, foi a vez dos veteranos levarem a melhor.Então o confronto desta vez tem um peso de desempate”.

Conheça o time dos veteranos:

Ivanildo Vilanova (PE) – O mais experiente do confronto – com 78 anos – e um dos maiores repentistas da atualidade. Nascido em Caruaru (PE), cresceu acompanhando o pai, o cantador José Faustino Vila Nova, nas cantorias. O ofício abarca gerações e é deixado como legado, já que seu trabalho saiu do sertão para ganhar projeção internacional.

Antônio Lisboa (RN) – Nasceu no Rio Grande do Norte e atualmente reside no Recife, onde se formou em Música. Com mais de 30 anos de carreira, já participou de inúmeros festivais com premiação na grande parte deles. É também conhecido por sua militância artística pela luta da organização da categoria. Há mais de 25 anos, atua em dupla com o repentista Edmilson Ferreira.

Evaldo Severino (PB) – Nasceu em 27 de julho de 1973, na cidade de Sumé (PB), filho dos camponeses Severino Estendio e Inácia Maria da Conceição Estendio. Quando jovem, casou com Cristiane Silva, com quem teve três filhos. Trabalhou desde muito cedo para ajudar os pais, o que não o impediu de frequentar as cantorias regionais e se apaixonar pela viola.

Rogério Meneses (PB) – É natural de Imaculada (PB), onde iniciou sua carreira de repentista. É formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, cidade onde reside atualmente. Tem quase 20 anos de profissão na cantoria.

Severino Feitosa (PE) – poeta, repentista e radialista. Nasceu em Santa Terezinha, região do Pajeú Pernambucano, e aprendeu a arte do repente com o pai, que era agricultor e poeta, praticando a cantoria nos dias de folga do roçado, com outros cantadores da região. Assim, tendo seu pai como primeiro parceiro, Severino foi se aperfeiçoando na arte e, quando completou 21 anos, fez sua primeira cantoria.

Maximino Bezerra (PE) – Nasceu em 25 de outubro de 1957, no sítio Campo Grande, município de Venturosa (PE), e é filho de José Bezerra de Almeida e Maria José Bezerra. Começou na profissão de repentista em 1983, já participou de vários festivais e foi premiado em grande parte deles. Tem 140 troféus, já gravou 18 CDs com vários parceiros e participou de programas de rádio, como Itacaité e Bitury, de Belo Jardim; Rádio Cardeal e Itapuama, ambas de Arcoverde; Rádio Jornal e Sete Colinas, de Garanhuns; e Rádios Jornal, Cultura e Liberdade, de Caruaru, além do programa Cantoria na TV, com Rogério Menezes e Raimundo Caetano.

Time da nova geração:

Evaldo Filho (PB) – Nasceu na cidade de Sumé (PB) e é o mais jovem do grupo – tem apenas 25 anos. Ouvindo desde criança o pai cantar e o acompanhando em eventos de cantoria com outros colegas, o jovem artista já se destaca na nova geração do repente.

Jaciel Rufino (PE) – Nasceu em 1994 na cidade de Passira (PE), onde reside atualmente. Começou a cantar profissionalmente em 2018. Já participou de vários festivais nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Djair Olímpio (PE) – Nasceu em Gravatá (PE) em 14 de Dezembro de 1991, onde mantém residência até o presente momento. Filho do renomado repentista Daniel Olímpio, Djair é a terceira geração da família Olímpio a seguir a arte do improviso, tradição que começou em sua prole com seu avô, o repentista Olímpio Antônio, sendo sucessivamente seguida por seus tios; João e Isaías e seu pai. Com esse histórico, Djair teve a oportunidade de conhecer a cantoria ainda muito jovem, mas apenas aos 17 anos de idade no ano de 2009, fez sua primeira apresentação ao público em uma tradicional cantoria pé-de-parede.

Zé Albino (RN) – Natural da cidade de Itaú (RN) e já participou de festivais como o 1º Festival dos Cantadores Repentistas Mais Jovens do Nordeste, representando a nova geração de poetas populares.

Jairo Silva (PI) – Nasceu em José de Freitas (PI), mas vive atualmente em Lavras da Mangabeira (CE). É poeta repentista popular e começou a cantar cedo, influenciado por seu irmão Jeferson Silva e pelo seu pai, João Batista. Já viveu em Teresina (PI) e em Iguatu (CE), onde participou de vários programas locais. Em Lavras da Mangabeira, comanda um programa de cultura na Rádio Elo Verde FM, com repentes e canções, além do projeto mensal “Quinta Feira do Repente”.

Helânio Moreira (RN) – Nasceu em Natal (RN) mas atualmente reside em Serra de São Bento, no mesmo estado. Descobriu o dom da cantoria quando ainda era adolescente, ouvindo o programa ‘Poesia, Verso e Viola’, na companhia de seu pai, que também tinha habilidade para compor. Desde então, vem exercendo seu talento no repente, com participação em mais de cem festivais. Integra a nova geração do repente, destacando-se como uma das estrelas dentre os mais jovens nessa arte.

Serviço:

Festival Confronto de Gerações
Data: Quarta-feira, 11 de dezembro
Hora: 19h30
Local: Teatro Paulo Pontes
Apresentação: Ipo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.