Entrar
Entrar
Recover your password.
A password will be e-mailed to you.
A Guarda Civil Municipal de Pedras de Fogo realizou a formatura de 17 agentes que compõem a corporação e recebeu a primeira viatura caracterizada da instituição. A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta (20), na Blitz 032, e foi marcada por muita emoção para os formando e familiares.
Autoridades como o prefeito Ba Barros, o deputado estadual Anderson Monteiro, além de vereadores e secretários participaram da solenidade. A Guarda Municipal de Cabedelo, responsável por ministrar o curso de formação à corporação de Pedras de Fogo durante 3 meses, também esteve no evento.
Cabedelo é referência de estrutura e atuação da Guarda Municipal na Paraíba. Representantes da GCM de Alhandra, Conde, Caaporã, Pitimbu e João Pessoa também prestigiaram o evento, que contou ainda com a presença da presidente dos Sindicatos das Guardas da Paraíba.
Para o prefeito Ba Barros, este é um marco na história da segurança pública do município. “Hoje é um dia muito importante. Nesta data damos um passo importante em direção a estruturação da Guarda Municipal de Pedras de Fogo. Pela primeira vez a instituição terá uma viatura, foi formada devidamente por uma Guarda que é modelo no estado e os homens e mulheres passarão a servir melhor a população”, disse o gestor.
A atuação da GCM consistirá em rondas nas ruas e demais espaços públicos, protegendo e guardando o patrimônio do município e a população em geral, com um policiamento preventivo, trabalhando de forma integrada com outros órgãos de segurança pública.
O deputado estadual Anderson Monteiro ressaltou que as prefeituras também são responsáveis por desenvolver a segurança pública, juntando forças com estado e União, além de se comprometer em dedicar investimentos a esta área no município.
Para o superintendente da Guarda Civil Municipal de Pedras de Fogo, Samuel Barros, esse é um grande e importante passo na direção de melhor estruturar a inatituição. “Tanto a formatura quanto a entrega desta viatura simboliza a importância de trazer mais segurança para a população, pois o município terá uma Guarda Municipal ativa e operante, pronta para proteger a população e os patrimônios públicos”, declarou o responsável pela GCM.
Para o secretário de Governo, Ailton Filho, Pedras de Fogo ganha com a melhor estruturação deste importante mecanismo da administração pública municipal. “É mais segurança para a população”, disse o responsável pela pasta. Na estrutura administrativa, a Guarda Municipal está vinculada ao Gabinete do Prefeito. Ailton ainda mencionou a emenda do deputado federal Cabo Gilberto Silva, que destinou 300 mil reais que vão ajudar a Guarda.
A vereadora Jossânia Batista falou sobre a concretização de um sonho. A parlamentar trabalhou em prol da GCM na Câmara Municipal. Magalhães Lourenço, secretário de Segurança Pública de Cabedelo, ressaltou que há 18 anos a GCM de Pedras de Fogo esperava por este momento. O comandante da Guarda que formou os agentes de Pedras de Fogo disse ainda que o primeiro passo foi a criação da Lei da GCM, o segundo esta formação, uniformização dos membros e a chegada do veículo. O comandante disse que os próximos passos serão a sede própria e a melhor estruturação da carreira. Cabedelo doou giroflex, algemas e tonfas para a GCM Pedras de Fogo.
Iris Cavalcante, presidente do Sindicato das Guardas do estado, recordou a luta árdua para articular a construção dessa GCM, a união da categoria e destacou a sensibilidade de Ba Barros, o chamando de divisor de águas da GCM em Pedras de Fogo. A presidente concedeu um prêmio “amigo da Guarda” ao prefeito pela sua disponibilidade em abraçar a causa.
Servir, proteger e cuidar da população de Pedras de Fogo, esta será a missão da Guarda Civil Municipal.
Matéria anterior